sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Vitamina C e Colágeno...

Funções da vitamina C (ácido ascórbico)

A vitamina C é necessária para a produção de colagénio, a substância do tipo "cimento" intercelular que dá estrutura aos músculos, tecidos vasculares, ossos e cartilagens. A vitamina C também contribui para a saúde dos dentes e gengivas e auxilia na absorção do ferro a partir da dieta. É também necessária para a síntese dos ácidos biliares.

Para além disso, a investigação mostrou o papel da vitamina C em:

síntese de várias hormonas e neuro-transmissores importantes
metabolismo do ácido fólico
função imunitária
função redox/anti-oxidante
nas reacções metabólicas de certos amino-ácidos, em particular na prevenção da formação de nitrosaminas potencialmente carcinogénicas no estômago (devido ao consumo de alimentos contendo nitrite, tais como a carne fumada ou os pickles).

FONTE: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/vitaminas/vitamina-c-acido-ascorbico.php

COLÁGENO

A principal função do colágeno é dar aquela firmeza à pele. E não para por aí: poderoso, ele também ajuda a adiar as terríveis ruguinhas, que denunciam a idade - coisa que a gente detesta, não é mesmo?

Para começar, é importante dizer que o colágeno é uma proteína. Mas não se trata de qualquer tipo, não. Ele exerce papéis fundamentais em nosso organismo. "O colágeno representa aproximadamente 25% de toda proteína presente no corpo e tem como função dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é o principal componente protéico de órgãos como a pele, dos ossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões", explica Ione Leandro de Queiroga, nutricionista da Onvittá by Onodera (SP).

Segundo Gabriela Soares Maia, nutricionista funcional da clínica Nutrindo Ciclos (RJ), o colágeno também contribui muito para o fortalecimento das unhas, articulações, cabelos e para a hidratação da pele e dos intestinos.

Já que desempenha funções essenciais, o nutriente é naturalmente produzido pelo nosso corpo desde que nascemos. Mas nem pense em respirar aliviada por conta disso. Com o passar dos anos, a produção de colágeno vai ficando reduzida, até chegar a níveis bastante preocupantes. Ainda segundo Gabriela, ele passa a ter menor produção por volta dos 30 anos e vai diminuindo 1% a cada ano que se passa. "Na maturidade, que chega por volta dos 50 anos, produzimos em média apenas 35% do colágeno que necessitamos", completa a especialista Ione Queiroga.


FONTE: http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/mais-firmeza-colageno-combate-rugas-e-flacidez-da-pele/1784

Nenhum comentário: