RECICLANDO A VIDA NA ALMA

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Texto de uma amiga PROFISSIONAL na área de ED. FÍSICA

( TEXTO de Mônica Ribas http://monicaribas.blogs.sapo.pt/)
"Uma amiga do coração, me pediu pra escrever um artigo pra ela publicar no blog dela que é sobre "gordinhos", sobre auto estima e atividade fisica. Topei na hora. Só ñ pensei que fosse ser tão difícil. Claro q é.

As idéia vem passando na cabeça, aí uma puxa a outra e no final das contas a gente se vê num emaranhado de idéias desconexas sobre um mesmo assunto, ou não.

Então comecemos do princípio: Por que a atividade física? Pra eu me sentir bem. E o que é ser ou estar bem pra vc? É eu estar saudável. E o q é ser saudável? É ser magro e sarado. Eu não acho. Como assim? aqulas pessoas bonitas e com tudo em cima não são felizes? Podem não estar. Vc tem idéia de a que preço elas chegam à esses corpos? Muitos vão pelo caminho saudável mesmo, da alimentação natural e balanceada. Outros vão pelo caminho das químicas, das mutilações, da falta de consciência. E aí eu te pergunto: Isso é felicidade? Mas ele(a) tá tão bonito(a), tão magro(a)... Isso não significa estar ou ser feliz.

Feliz é um estado de espírito. Independente das "embalagens".

A atividade física, realmente, induz o organismo à produção de um hormônio: a cerotonina, responsável pela sensação de prazer e satisfação (Por favor, srs Drs endocrinologistas, corrijam-me se eu estiver errada), e isso já é um fator positivo na briga entre a baixa autoestima e a "gostosura".

Ou vcs vão querer me convencer que a depressão não piora quando chegamos na frente do espelho? É claro que sim. Por quê ? Porque vc não gostou do que viu. Não é o que vende na revista, né? Pois é. Esse é o erro.

Vcs já viram as "tops" sem maquiagem? Com cara de quem está acordando? Inchada, escabelada e com bafo? E com a sobrancelha por fazer, com as pernas cabeludas e fedendo a asa? Claro que não. É óbvio!! Mas elas também chegam a esse nível de degradação. E algumas até sujam os dedos quando limpam seu cocô. Ria. Ria mesmo! Isso é a vida real. Dura, cruel, injusta. Mas como diz minha mãe: Quer ficar bonita tem que sofrer.

Não existe mulher feia. Existe mulher mal produzida, mal arrumada, vestida com as roupas inapropriadas.

Se você objetiva saúde, faça atividade física, aquela que mais lhe agradar, a que mais mexer com seu ego, porque esse é um dos seus órgãos mais importantes. Seu ego. Quando ele está satisfeito a vida anda maravilhas. Até o cachorro da vizinha latindo no portão a noite inteira, vira nada.

Não importa se vc não está diminuindo drasticamente de medidas, importa é que seu coração está bombando sangue num ritmo muito bom pra manter as paredes das suas artérias sem gordura aderida. Seu colesterol deverá estar anão, de tão baixo. Seus pulmões devem aguentar vc andar rápido sem que vc tenha a sensação de estar à beira de um infarte em 10 passos. E não esqueça jamais que depois da atividade física devemos ficar 1 hora sem comer. Só podendo tomar água para se reidratar, senão você engorda tudo de novo e a mais até, dependendo do seu metabolismo. Só isso é realmente importante. Use bem aquela hora com um bom alongamento, um banho demorado e uma boa relaxada ao som de Enya (adoro Enya. rsrsrs)

E não se prive de comer o que vc quer jamais. Tá que vc não precisa "matar" um quilo de "Sonho de Valsa". Comece com meio quilo, depois só com 4 bombons, depois com dois...Você vai ver que o processo de diminuir o estômago é mais simples que diminuir o corpo. E que esse se faz por consequência do aumento da sua resistência cardiorespiratória. Sem obcessões. De forma natural e orgânica. Respeitando seu próprio ritmo, seu próprio tempo. Sem violências. Não se violente. Apenas se ame. Do jeitinho que vcs são. Sem tirar nem pôr. Porque quando você "se acha", de uma maneira construtiva, e acerta sua postura, sem medo de olhar pra frente, com seu queixo erguido (não muito, pra não te tirarem pra besta) e com aquele leve sorrisinho no rosto isso tudo emana de você. E seu brilho passa a ser captado ao seu redor. Pessoas que não te notavam ,passam a te dar oi; superiores que nem registravam a sua existência no ambiente de trabalho vão começar a se perguntar: onde estava aquela funcionária que eu não tinha notado?

Você é o ponto de partida. Só tente reconhecer os limites quase invisíveis entre a fome ansiosa, a vontade de comer e a fome mesmo. Essas linhas são bem tênues, dá pra satisfazer a todas, é só não ir tão além nem tão aquém.

Difícil né? Eu não disse que não seria. Mas Deus não dá cruz maior do que a gente pode carregar. Então chuta a autopiedade ( ninguém me ama, ninguém me nota, sou insignificante....Ui! Deixa isso pra lá!!!), dá uma repaginada no visual, incluindo a roupa íntima, porque a gente nunca sabe quando o sapo pode virar príncipe ou o contrário, então é bom estar preparada sempre. Minha avó dizia que pra sair tinha q estar sempre com a roupa íntima impecável porque se ela fosse atropelada ou qualquer outro motivo a levasse à um hospital ela não estaria com uma calcinha xexelenta, rsrsrsrsrs. Sábias palavras.

Cuide-se, ame-se, abuse do espelho pra se achar magnânima e não deixe que ninguém te convença do contrário. Só se for um consultor de moda. E viva!!!! Viva muito!! Que a vida é fantástica e a gente não veio só pra pagar contas. Divirta-se, querida!! Aproveite, querido!!! Não deixem passar, porque tristeza engorda!!! Sejam muuuuito felizes. Com direito a sorvete e chocolate esporadicamente."

http://www.juliamoda.com.br/colecao09.asp

PS: Dá uma olhada nesses looks e na faceirisse das modelos. Viu?"

5 comentários:

Patrícia disse...

Adorei o texto,me fez muito bem ler.bjinhos
Tem um selinho pra vc no meu blog!

Mônica Ribas disse...

choooooorei!!!!a foto ficou linda!!!! nem me reconheci.rsrsrs até salvei ela pra guardar de recordação. mt obrigada!ficou genial o td!
virei citação.hehehe
bjsssss

Bet@ disse...

Oiiii linda, adorei seu artigo, ficou show. E ai como estão as coisas??? Comigo táh tudo ótimo, ando sumidinha e alias te peço desculpas por não conseguir comentar sempre, mas saiba que eu leio os seus coments todos os dias, só q naum consigo comentar táh, mas estou acompanhando o seu esforço aqui de longe, na certeza de que vc consegue chegar onde deseja, bjocas e uma excelente semana

Claudia disse...

oi flor?? tudo bem?? estava inspirada heim??? q blza esse texto. adorei...
beijinhos.

Josela disse...

Nossa, que magia nas suas palavras!!!!!E's especial, eu falo sempre!!!Estou pronta pra começar o desafio na na comunidade!!!!
Vamos que vamos....
Alias, vi as modelos, sao lindas!!!!