RECICLANDO A VIDA NA ALMA

sábado, 23 de janeiro de 2010

Blog também é cultura!!!!

Hoje pela manhã, saí com uma amiga querida e fomos em uma floreria para providenciar a poda dos Ficus que temos em frente ao nosso prédio (São aquelas arvorezinhas que se podam em forma de bola ou na forma que quiser...hehe) e também lá, minha amiga aproveitou pra adquirir uma Comigo- Ninguém-Pode, uma folhagem muito legal e também, segundo a crença popular, que ajuda a espantar o olho-gordo alheio. Bem, não que eu seja supersticiosa, mas eu também gostaria de ter uma dessas folhagens, porém resolvi pesquisar sobre a mesma, já que tenho crianças em casa...

E eis que:

COMIGO-NINGUÉM-PODE "Família: Araceae. Nome científico: Dieffenbachia picta Schott. Nome popular: aninga-do-Pará. Parte tóxica: todas as partes da planta. Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea. Princípio ativo: oxalato de cálcio, saponinas."

Encontrei também a Espada-de-São Jorge que tenho... e bem à mão dos meninos...  (Agora, não mais!!!)

ESPADA-DE-SÃO JORGE

"Família: Liliaceae Nome Científico: Sansevieria trifasciata Nome Popular: Espada-de-são-jorge, rabo-de-lagarto, língua-de-sogra e sanseviéria. Parte Tóxica: Todas as partes Princípio Ativo: saponinas e ácidos orgânicos.
SINTOMATOLOGIA Apresenta baixa toxicidade se ingerida, ocorre uma salivação excessiva. Em contato com a pele, causa pequena irritação. TRATAMENTO Protetores de musosas (Leite, azeite de oliva) DESCRIÇÃO BOTÂNICA Planta perene, com caule rizomatoso, com cerca de 20 cm. de altura. Folhas curtas coriáceas espessas, dispostas em rosetas na cor verde, com faixas irregulares transversais verde-acinzentadas. Flores pequenas e esbranquiçadas e perfumada numa haste alongada. ORIGEM: África"
E a partir de então estarei mais atenta quanto as plantas que poderei ou não ter em casa, não que os meninos vão necessariamente mexer nelas, mas sempre há que se ter cuidado, não é?

E a R.A??? Vamos que vamos em "passos turtle"!!! 

Nenhum comentário: