terça-feira, 20 de setembro de 2011

Hino Rio Grande do Sul

Dia 20 de Setembro... comemoramos por aqui o DIA DO GAÚCHO!
Neste dia, ainda mais que o habitual, muitos gaúchos se reúnem para apreciar o bom churrasco, tomar aquele chimarrão.
Tem gente que não entende o gosto pelo chimarrão... bem, é parecido com o gosto dos japoneses e chineses pelo chá quente após as refeições (cada um com seu gosto, claro!)... Já nós os gaúchos bebemos chimarrão (ou mate, como muitos chamam) a hora que bem entendermos, em rodas ou solitos. Chimarrão serve pra pensar na vida, fazer amigos, bater bons papos, enfim...
Agora à tarde vamos com os meninos ao Parcão da cidade... o chima vai junto.
Outro valor que vejo em "minha terra" é o orgulho que nosso povo tem de sua tradição... em nossas diversificadas culturas (alemã, italiana...) o tradicionalismo abraça a todas.
Bom gente, fora as piadinhas, e bobagem de rivalidades desportivas... temos muita gente bonita por aqui, e também somos um povo acolhedor e receptivo aos recém chegados (tirando minha cidade da fronteira que aqui a coisa é diferente, não são todas as pessoas que se sentem bem de primeira ao chegar , pois acreditam que o "povo é mais fechado" - e é, viu?rsrsrsrs...)
Temos CTGs, que são os centros tradicionalistas, e acreditem... nem sempre é necessário ir à caráter. Ah, e as "prendas" não andam só de vestidos rodados não... agora tem as bombachas (que não sei o nome certo, pois não sou "fervorosa da tradição", ok?)
Hoje há um desfile pelas principais ruas da cidade, parecido com o que se faz em 7 de setembro, mas alusivo ao 20 de setembro e nossa Semana Farroupilha. Gente a cavalo, prendas com os vestidos mais lindos, gaúchos bem trajados... até cavalo todo produzido e muito cocô pra limpar depois... hahahaha...
Aprendi a gostar dos bailes, das festas, e já fui ao Sarau de Prendas (baile de prendas "debutantes", pra quem sabe o que é o Debut). Meus meninos também gostam de se vestir de "gauchinhos", como eles mesmo dizem. Já meu marido não é muito disso tudo... pilcha, bota...nada disso, mas faz um churrasco!!!Hummmm... rsrsrrs.
Abraço minha gente!

Nenhum comentário: