RECICLANDO A VIDA NA ALMA

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Às amigas fumantes, e àquelas que têm amigos que fumam...

Meninada, esse blog não se destina a fazer campanhas anti-tabagismo, mas é óbvio que eu não poderia deixar de aproveitar a deixa, já que estar acima do peso, geralmente trás muitos problemas à saúde, mas imaginem os Gordinhos Fumantes!!! Como será que fica a saúde??? Então:

"Motivos para deixar de fumar

Abandonar o cigarro tem efeitos imediatos. Por exemplo, você sentirá melhor o sabor e o cheiro das comidas. Seu hálito melhorará notavelmente. Essas tosses e o pigarro, tão comuns, tenderão a desaparecer. Tudo isso é válido para homens e mulheres de todas as idades, inclusive os mais velhos.
Deixar o vício pelo tabaco diminui o risco de sofrer doenças cardiovasculares, infartes, câncer de pulmão e outras complicações pulmonares e respiratórias.
Os ex-fumantes têm uma saúde melhor do que os fumantes: passam menos dias doentes, sofrem de menos males e experimentam menos casos de bronquite e pneumonia.
Parar de fumar significa também uma economia de dinheiro. Uma pessoa que fuma um maço por dia e paga por ele dois reais, economizará mais de 700 reais por ano se abandonar definitivamente o cigarro.

Preparativos para antes de abandonar o cigarro

Estabeleça uma data para abandonar seu hábito de fumar. Se for possível, combine com um amigo fumantes de começarem juntos a deixar o cigarro.
Analise quando e porque você fuma. Tente identificar as atividades que você realiza enquanto fuma (por exemplo, ao dirigir o carro ou beber uma xícara de café, de manhã) .
Mude as suas rotinas relacionadas com o tabaco: guarde os cigarros em lugares diferentes; fume com a outra mão; não realize nenhuma outra atividade enquanto fuma; pense sobre como se sente ao fumar.
Fume apenas em determinados lugares, por exemplo, ao ar livre.
Quando tiver vontade de acender um cigarro, espere alguns minutos. Tente pensar ou fazer algo em vez de fumar, por exemplo, mascar chiclete ou tomar um copo de água.
Compre só um maço por vez e mude para uma marca que não seja a sua preferida.Conselhos para não ter recaídas depois de deixar o cigarro
Desfaça-se de todos os seus cigarros e jogue fora os seus cinzeiros.
Durante os primeiros dias, passe a maior quantidade de seu tempo livre em lugares onde seja proibido fumar, como museus, teatros, cinemas ou bibliotecas.
Não se preocupe se sentir mais sono ou estiver mais irritável; essas sensações são normais no começo, mas acabam passando.
Beba grandes quantidades de água e suco de frutas e evite o álcool, o café e outras bebidas que você associe com o cigarro.
Se sente falta da sensação de estar com um cigarro na mão, brinque com algum outro objeto, como una caneta ou um clipe. Se o que faz falta é a sensação de ter algo na boca, experimente pedaços de salsão ou palitos de canela.
Evite as tentações permanecendo longe daquelas situações que você associa com experiências agradáveis de fumar.
Enfatize os pensamentos construtivos (não destrutivos) para diminuir a sensação de incômodo. Considere os aspectos positivos de não fumar, como os benefícios de saúde para você e para a sua família. Lembre-se sempre das suas metas e saiba que qualquer urgência por fumar acaba passando.
Evite retomar o hábito de fumar, antecipando-se a futuras crises que possam levar você a dar uma tragada, e mantenha na cabeça as suas razões para não se render.
Inspire e expire de forma profunda, rítmica e de maneira similar a como se estivesse fumando, para assim relaxar.
Escove os dentes freqüentemente.
Pratique exercícios físicos simples como tocar a ponta dos pés ou subir escadas.
Telefone para algum amigo que possa escutar você e dar apoio, e avise que parou de fumar a todas as pessoas que conhece.
Prepare uma lista de "Atividades para os momentos de urgência" e comece a coloca-las em prática quando for atacado pelo desejo de fumar.
Coma várias refeições rápidas ao longo do dia, o que permitirá manter constantes os níveis de açúcar no sangue e ajudará a prevenir a urgência de fumar. Evite os alimentos muito açucarados ou temperados demais, que despertam o desejo de um cigarro.
Premie seus esforços: planeje alguma atividade divertida em retribuição pela sua luta pessoal contra o tabaco."

(OU FAÇA COMO A CLAU, PARE HOJE MESMO!!!ÊêêÊ... Tay)


"O que fazer quando você está a ponto de cair em tentação

Tenha à mão substitutos orais como cenouras, maçãs, salsão, uvas passas ou chicletes.
Respire fazendo 10 inspirações e expirações profundas; na última vez, mantenha o ar enquanto acende um fósforo; logo solte o ar lentamente no momento em que apaga o fósforo; faça como se fosse um cigarro e deixe-o num cinzeiro.
Tome uma ducha ou um banho de banheira, se possível.
Aprenda técnicas para relaxar profundamente que sejam rápidas.
Acenda um incenso ou uma vela em vez de um cigarro.
Jamais se permita pensar que "só um não faz mal" porque, a longo prazo, faz mal sim."

FONTE: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/6867

5 comentários:

Muriel disse...

Oi, lindinha,..
Não fumo. porém como muito doce...
Sou viciada,,, Hoje vai completa 3 dias que não como um docinho... Preciso me amarrar na perna de uma mesa pesada... Parec que vou ficar louca,,,.
Na aula de natção nadei muuuiiitooo,
pre esquecer os dandinhos. foi só na hora depois estvam tudo na minha frente..
Parecia miragem no deseto...
tenha uma linda noite Bjinhos ..

Tita disse...

Oi, linda!
Eu, graças a Deus, já estou livre de mais este vício. Ufa!
Só agora que vi que você tinha dexao um selinho pra mim... haha! Muito obrigada! Ja tinha tempo que eu não recebia um, adorei!!! =D
Beijão

Danizitha♥ disse...

olha adorei, e vou-te confessar, eu tinha 13 anos começei a fumar, nao era viciada nenhuma, fumava um ou dois por mês, e tudo por causa dos meus colegas de escola, fumavam e como eu nao, dizia que era betinha e pra provar o contrario, começei a fumar, aos 15 fumava meio pacote por dia porque era dividido com uma amiga, depois fui operada e aí deixei de vez, e o ano passado tive uma embolia pulmunar, meu Deus, se eu fumasse nao tava aqui agora

Danizitha♥ disse...

desvendei uma surpresa, vai ao blog da comunidade e lê, espero lá pelo teu registo

Claudia disse...

olá..minha linda?? obrigada pelo incentivo...eu adorei!!é bom saber q tenho uma amiga de verdade..não te conheço pessoalmente, mas te adoro d+, vc é miha amigona...fazem 3 dias, tá sendo horrível, mas estou conseguindo..é só lembrar de vc e das meninas q estão me apoiando..q a vontade passa.....
obrigada de coração..
beijossss